06 de November de 2019

Uma visão sobre mobilidade e inclusão

Inovação e flexibilidade contribuem para o futuro do transporte.

O mundo muda em uma velocidade cada vez maior e as transformações são incorporadas ao nosso dia a dia de forma que, muitas vezes, não percebemos quantas novidades surgem ao nosso redor. Estamos sempre tão ocupados que não nos atentamos ao fato de que nem todos estamos incluídos nessas mudanças.

Você já se perguntou como inclusão, inovação e mobilidade podem ser trabalhadas em conjunto? Pensando nessa questão, Cristiano Silva, consultor de reservas especiais da Mobility, apresentou um projeto que visa facilitar a comunicação de pessoas com deficiência auditiva, na locação de veículos. A ideia surgiu, pois, para ele a mobilidade não está unicamente ligada aos veículos, mas engloba a flexibilidade da sociedade.

“O projeto é pautado na utilização de um aplicativo de tradução de libras, para que possamos incluir esse público no mercado de locação. Esse suporte, que no caso é inserido à plataforma da Mobility, pode ser feito via vídeos com tradutores ou via plugin, no caso o Hugo, que é considerado um dos melhores aplicativos sociais do mundo, que já foi agraciado com um prêmio da ONU, inclusive”, explica Cristiano.

Concurso de inovação
O projeto, que posteriormente será implementado para treinar determinados departamentos da empresa com a linguagem de sinais, foi a aposta dele no concurso criado pela Mobility, cujo tema era “inovações que melhorassem o cotidiano da empresa”. O prêmio valeu uma vaga no badalado tour pela Alemanha, proporcionado pela campanha Futuro Rent a Car, que tem como objetivo valorizar os principais clientes, que se destacaram durante o ano. 
Para Cristiano, campanhas como essas são essenciais, uma vez que possibilitam não só que a empresa repense como otimizar sua estrutura, como também incentiva os funcionários a criarem juntos novas possibilidades para demandas específicas. 

Para Michelle Tonon, diretora de operações da Mobility, ações assim são porta de entrada para se pensar mobilidade de forma ampla e considerar aspectos simples de serem implementados, mas que podem fazer a diferença. “Inovar é considerar possibilidades que influenciem positivamente a sociedade e é nosso papel contribuir para o fomento desse tipo de iniciativa. Trabalhar a mobilidade como uma ferramenta de inclusão é imprescindível”, comenta ela. 

Futuro Rent a Car: Os reflexos da inovação alemã no dia a dia 
A objetividade do povo alemão e a vivência da tecnologia no cotidiano foram marcantes para Cristiano. “Os profissionais e as empresas que visitamos se mostraram sempre assíduos em estudar modos de aplicar cada vez mais a tecnologia no dia a dia e o que encaram como a tecnologia do futuro. “É nítido que na Alemanha nada é feito por acaso e pensado no momento, tudo é feito pensando a longo prazo e como modificará ou qual será o efeito de tal mudança para a sociedade.” 

O executivo comenta, ainda, que a viagem à Alemanha influenciou sua atuação dentro da Mobility e também na sua área de estudos, a engenharia mecânica, visto que visitou montadoras como a Mercedes-Benz e a BMW, algo que só foi possível por conta da estrutura do Futuro Rent a Car. “Agora meu dia a dia ficou muito mais exato, uma vez que eu trouxe, além de informações, muito conhecimento e força de vontade para que um dia nosso mercado possa ser nivelado com os países desenvolvidos”, pontua.

Já Michele, ressalta que ver de perto as inovações do mercado alemão serve como inspiração para transformar a mobilidade no Brasil. “São muitas as tecnologias disponíveis e a todo tempo surgem ainda mais maneiras de melhorar os processos. A mobilidade, por ser uma área importantíssima na sociedade, precisa ser pensada a partir de um olhar para o amanhã. Só assim estaremos preparados para as mudanças que estão por vir”, finaliza a diretora. 
Deixe um comentário: