20 de March de 2018

Roteiro | Suiça: Roteiro gastronômico

Imagine reunir numa só país o melhor das culturas alemã, francesa e italiana? A Suíça é esse país e, no roteiro que apresentamos a seguir, temos sugestões para provar o melhor de cada culinária ao longo do caminho. Além da comida excelente, a viagem tem lagos, montanhas cobertas de neve, compras elegantes e atrações históricas que estão entre as melhores da Europa. Uma viagem que merece um mês!

Dia 1 Zurique – 20 km
Aluguel de carro Zurique - 20 km
Você se sentirá muito bem-vindo em Zurique. Trata-se da cidade com mais alto poder aquisitivo do planeta. Para sentir o clima, dê uma olhada nas vitrines da Banhofstrasse, onde está o melhor de tudo, de charutos a joias e casacos de pele. Entre uma loja e outra, atrás de fachadas discretas, acontecem algumas das maiores negociações financeiras do mundo, no interior nos bancos suíços. Aproveite também o dia para roteiros culturais: a cidade tem mais de 100 galerias de arte e 50 museus

Museus de Zurique
Se você é apaixonado por arte, não deixe de conhecer o museu Graphische Sammlung (www.gs.ethz.ch), que tem um vasto arsenal de trabalhos em madeira e gravações de artistas como Rembrandt, Goya e Picasso, com entrada franca. Outro curioso museu da cidade é Museu do Relógio Beyer (www.beyer-ch.com), um paraíso para os aficionados em design.

. Para fazer suas refeições, escolha o Odeón (Am Bellevue), um café histórico que vive lotado, ou a cervejaria Zeughauskeller (Banhofstrasse 28).

Dia 2 Zurique / Lucerne – 68 km
Aluguel de carro Zurique / Lucerne - 68 km
Graças às boas estradas e as distâncias pequenas, você pode partir de Zurique bem no final da manhã para almoçar em Lucerne. Uma boa dica é parar o carro próximo da cidade história (onde carros não entram), escolher um café e relaxar. À tarde, confira as principais atrações da cidade, a Kapellbrücke (Ponte da Capela, 

Kapellbrücke
Mais antiga ponte coberta de madeira da Europa, construída no século 14, a Kapellbrücke passa sobre o Rio Reuss e é o maior símbolo da cidade. Colada na ponte, a Wasserturm (torre de água) já foi usada como prisão, câmara de tortura e arquivo municipal. Hoje, é uma loja de suvenires. Outra ponte coberta da cidade é a Spreuerbrucke, construída em 1408.

) e o Löwendenkmal (Monumento Leão), uma imensa escultura de um leão caído feita no século 19 em homenagem a guardas suíços que morreram defendendo o país. Se quiser jantar no centro histórico, duas dicas preciosas: o Zur Pfistern, com uma agradável varanda com mesas (apenas no verão) com vista para o Lago Lucerne, ou o Old Swiss House, mais turístico, mas com uma ótima coleção de antiguidades e um cardápio de especialidades suíças bem honesto.

Dia 3 Lucerne – 40 km
Aluguel de carro Lucerne - 40 km
Os passeios ao redor de Lucerne rendem algumas das mais belas e bucólicas paisagens do país. Saia de manhã para visitar o Monte Rigi. Seus 1797 metros são acessíveis por um teleférico ou por um trem, em trilha bem íngreme. Do alto, é possível ver até a Floresta Negra, já do lado alemão. Ao descer, continue contornando o lago e escolha conhecer as deslumbrantes vilas de Viznau ou Goldau. À noite, em Lucerne, você pode jantar com estilo no La Vague, o bistrô do Hotel des Balances com vista para o lago e um cardápio repleto de bons peixes.

Dia 4 Lucerne / Berna – 120 km
Aluguel de carro Lucerne / Berna - 120 km
O centro histórico de Berna, cidade fundada no século 12 e reconstruída após um incêndio no século 15, é Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Duas torres marcam o cenário: Zytglogge (torre do relógio), antigo portão de entrada da cidade, e a Münster, torre de 101 metros da Catedral 

Catedral de Berna
Com linhas espaçosas e magníficas, a Catedral Münster começou a ser construída em 1421 e levou mais de quatro séculos para ser concluída. Nesse meio tempo, a Reforma transformou a igreja católica em protestante, e algumas das imagens que forravam o seu interior foram apagadas por causa da nova crença. Mas restou um vitral belíssimo do século 15 e uma cena acima da porta que mostra boas almas indo para o céu, conduzidas pelo arcanjo Miguel, e más almas, entre elas o papa, sendo levadas para o inferno.

. Depois de se acostumar com o clima da cidade (ou melhor, de parar de fotografar sem parar), perca-se nos seis quilômetros de galerias cobertas por arcadas que circundam a cidade. Eles formam uma imensa área de compras a céu aberto, com artesanato, artigos elegantes, restaurantes, cafés e confeitarias. Se você tiver tempo, vale a pena visitar o Centro Paul Klee

Centro Paul Klee
Quatro mil obras do pintor suíço Paul Klee (1879-1940) fazem parte da coleção do Centro que leva seu nome, perto do centro de Berna. Na sala de acervo permanente, a cada seis meses são trocadas as 200 pinturas expostas, para que se possa conhecer mais da obra abstrata e muito colorida do pintor. O Centro Paul Klee é uma construção é arrojada, criada pelo arquiteto italiano Renzo Piano em 2005, com espaços diferenciados como as salas que exibem os objetos usados pelo pintor em seu trabalho.

, com obras do pintor nascido na cidade. Uma curiosidade: com cerca de 122 mil habitantes, Berna é a capital da Suíça e cidade onde o físico alemão Albert Einstein morou por 7 anos, casou-se e desenvolveu a Teoria da Relatividade.

Dia 5 Berna / Lausanne – 106 km
Aluguel de carro Berna / Lausanne - 106 km
Hoje é dia de deixar a Suíça alemã para entrar no seu lado francês. Lausanne, construída sobre três colinas, fica à beira do Lago Genebra, é cercada de vinhedos e tem belos cenários alpinos. A cidade velha conta com construções pitorescas nos arredores da estação de trem. A oferta gastronômica é grande e vai ser difícil não querer provar um típico fondue. No belíssimo Palácio Beau-Rivage (Place du General-Guisan), de frente para o lago, fica um restaurante informal muito frequentado pelos moradores da cidade. A cozinha mais clássica pode ser encontrada no Café du Grütli (Rue de la Mercerie), que serve bons fondues.

Dia 6 Lausanne / Montreux – 30 km
Aluguel de carro Lausanne / Montreux - 30 km
A viagem de Lausanne para Montreux parece saída de um filme: nos 15 quilômetros à margem do Lago Genebra misturam-se montanhas cobertas de neve, o lago em si e construções em estilo belle époque, inclusive muitos hotéis – afinal, essa é a elegantérrima Riviera Suíça. Recarregue as baterias caminhando à beira do Lago Genebra, repleto de bons restaurantes e cafés. A inspiração do local é tão grande que foi aqui que Igor Stravinsky compôs A Sagração da Primavera e Petroucka. Também viveram na cidade Tolstoy, Hans Christian Andersen, Flaubert, Byron e Dostoyevski. A cidade é também conhecida por um festival anual de música. À tarde, vale a pena visitar o Château de Chillon 

Château de Chillon
Construído no século XIII, o Château de Chillon está entre os mais bem preservados castelos da Europa. Sua construção, entre uma montanha e as águas de Veytaux, fez com que ele servisse como prisão durante um bom tempo. A capela, o quarto do duque e a torre dão uma bela ideia dos duros tempos vividos ali na metade do milênio passado. No inverno, a neve cobre o telhado de Chillon e torna o cenário ainda mais deslumbrante.

, maior atração da cidade.

Dia 7 Montreux / Interlaken – 147 km
Aluguel de carro Montreux / Interlaken - 147 km
De volta ao território alemão, dirija com seu carro alugado até a aconchegante Interlaken. A boa do dia é visitar o Jungfraujoch, um mirante a 3454 metros que revela as montanhas e o glaciar Aletsch, o mais longo rio de gelo da Europa, com 22 quilômetros. A subida, por incrível que pareça, é feita de trem, numa trilha que corta montanhas e vai ficando cada vez mais gelada. No topo, a mais alta estação de trem do continente. À noite, aqueça-se jantando no Im Gade, restaurante do Hotel du Nord (Höheweg 70) com excelentes carnes de caça e especialidades germânicas.

Dia 8 Interlaken / Ascona – 183 km
Aluguel de carro Interlaken / Ascona - 183 km
A face menor da Suíça é a italiana, ao sul do país. Vá direto ao coração dela, seguindo em direção ao lago Maggiore e parando em Ascona, um dos pontos turísticos mais exclusivos da Suíça. Com hotéis maravilhosos, butiques elegantes, banhos de praia (ou melhor, de lago) e um clima artístico no ar, essa vila de 5 mil habitantes é puro charme. Não deixe de visitar a Igreja de San Pietro e Paolo, construído no século 16. Reserve a tarde para caminhar pelas ruelas e tome um café curtindo o visual para o Lago Maggiore. Os restaurantes mais típicos ficam na Piazza Motta – o mais tradicional é o Da Ivo (Via Collegio 11), que serve um inesquecível linguetti com tinta de lula e frutos do mar.

Dia 9 Ascona / Davos – 160 km
Aluguel de carro Ascona / Davos - 160 km
Reserve o dia para apreciar a paisagem entre Ascona e Davos. A gelada Davos é ideal para férias saudáveis em contato com a natureza – quando não está coberta de neve. Ao redor da cidade ficam nada menos que 450 km de trilhas para caminhadas com um visual de tirar o fôlego! A infra-estrutura dispensa qualquer comentário, afinal é aqui que se reúnem anualmente os principais líderes mundiais no Fórum Econômico Mundial de Davos.

Dia 10 Davos / St. Gallen – 135 km
Aluguel de carro Davos / St. Gallen - 135 km
St. Gallen fica no múltipla fronteira de quatro países (Alemanha, Franca, Áustria e Lichtenstein) e é maior cidade da Suíça Oriental. Fundada no século 7, St. Gallen foi durante séculos a capital têxtil do país. É o local ideal para passeios para a região do Appenzellerland (uma amostra típica da vida rural suíça, embora a alguns ela pareça turística demais) ou para o Lago Bodensee. Não deixe de fazer uma visita ao complexo Universitário de St. Gallen e a Stiftsbibliothek (biblioteca), construída em 1758-1767 e com mais de 100 mil livros em seu acervo. A sala da biblioteca é um dos maiores tesouros do país, com ornamentos em madeira e metais.

Dia 11 St. Gallen / Zurique – 85 km
Aluguel de carro St. Gallen / Zurique - 85 km
Hora de voltar para Zurique e para casa. Despeça-se do país com uma refeição no romântico La Rotonde (Kurhaustrasse 65), de cozinha francesa e iluminação com velas, ou na agitada Zeughauskeller (Banhofstrasse 28), cervejaria com cardápio alemão também indicada por nós no primeiro dia desta viagem.

 

As melhores locadoras, carros de luxo, transfers e motoristas à sua disposição na Mobility.
Alugue agora o carro que mais combina com essa viagem no site www.mobility.com.br!
Deixe um comentário: