Blog Mobility todas
DICAS E ROTEIROS Roteiros Argentina

12 de June de 2018

Roteiro | Uruguai: Rota do Tango

Nos vastos campos entre o Uruguai e a Argentina, o modo de vida gaúcho domina a cultura. Mas não só ele: há uma pitada de herança portuguesa no caminho e muito tango para dançar e ouvir – afinal, dizem que o ritmo começou no Uruguai. É uma viagem curta, de longas paradas, nas quais os sabores da terra – como a carne, os doces caseiros e os vinhos – merecem toda sua atenção.

Nos vastos campos entre o Uruguai e a Argentina, o modo de vida gaúcho domina a cultura. Mas não só ele: há uma pitada de herança portuguesa no caminho e muito tango para dançar e ouvir – afinal, dizem que o ritmo começou no Uruguai. É uma viagem curta, de longas paradas, nas quais os sabores da terra – como a carne, os doces caseiros e os vinhos – merecem toda sua atenção.
Dia 1 Buenos Aires
Aluguel de carro Buenos Aires
Buenos Aires é sedutora – nas viradas surpreendentes do tango, nos sabores pungentes de carnes e vinhos, na doçura do doce de leite e nas paisagens elegantes da cidade. Mas é preciso deixar a cidade para descobrir outros encantos próximos – que podem até ser parecidos, mas possuem sotaques particulares. Antes de partir, porém, que tal fazer algo inusitado, como aulas de tango? A capital argentina oferece vários cursos de apenas uma noite, acompanhados por piano e acordéon. São próprios para quem viaja – afinal, com eles ninguém vai virar um mestre na dança, mas irá se divertir muito. As aulas duram em média uma hora e custam cerca de US$ 7; aulas particulares podem ser contratadas por cerca de US$ 20. Um lugar certeiro para o seu curso resumido de tango é a Academia Nacional de Tango, sobre o Café Tortoni (Av. de Mayo 833).

Dia 2 Buenos Aires/Colonia del Sacramento (de balsa)
Aluguel de carro Buenos Aires/Colonia del Sacramento (de balsa)
Para deixar a Argentina rumo a uma pequena viagem no tempo, você precisa pegar a balsa que faz travessia sobre o Rio da Prata. A chegada ao Uruguai acontece em grande estilo: ela se dá por Colonia del Sacramento, cidade que vive um charme do passado como poucas. Para os aficionados nos anos 1950, é pura emoção: vários carros rabos de peixe ficam estacionados nas calçadas, junto ao calçamento de pedra e o casario colonial. As casas do centro, por sua vez, lembram nossas cidades históricas, fato explicado pelo fato de Sacramento ter sido colonizada pelos portugueses

 

Colonia del Sacramento
A cidade foi fundada pelo império português em 1679 como sua representação mais ao sul do continente. A ousadia foi enorme, já que Sacramento ficava no meio da colônia espanhola. As brigas terminaram em 1777, quando os espanhóis assumiram de vez a cidade. Mas a herança colonial portuguesa é sentida suavemente na arquitetura e em alguns costumes.

. Atenção: só os carros antigões são permitidos no centrinho da cidade; você terá de deixar seu carro alugado em Buenos Aires estacionado e circular a pé. O que não é má ideia: a pé, você pode explorar sem pressa as galerias de arte, os restaurantes e os cafés ao longo do centro velho e escolher uma mesa na Plaza Mayor para ver a vida passar. O Radisson Colonia é o melhor hotel do pedaço, mas há várias pousadas de charme na região. Dos restaurantes, o La Florida é o mais concorrido.

Dia 3 Colonia del Sacramento/Montevidéu – 180 km
Aluguel de carro Colonia del Sacramento/Montevidéu – 180 km
Uma estrada plana à beira do Rio da Prata liga Colonia del Sacramento à capital uruguaia. Chegue de forma agradável, percorrendo a rambla que margeia o rio até o centro da cidade. Montevidéu é uma cidade grande para os padrões uruguaios, mas pequena e bem tranquila para os nossos. Arborizada, com muitos edifícios históricos, Montevidéu é considerada berço do tango por ter gerados os ritmos que levaram à forma como ele é conhecido hoje

 

Tango no Uruguai
Conhece La Cumparsita, uma dos tangos mais famosos da história? Pois saiba que ele foi composto na Casa de Becho (av. Nueva York, 1415) por Gerardo Mattos Rodríguez, que é até hoje um dos endereços mais tradicionais do tango no mundo. Outra opção para bailar é o Cuareim (av. Zelmar Michelini, 1079), que também tem apresentações de candombe, um ritmo mais animado que o tango e que está em suas origens. Para uma noite mais cool, vá ao El Tartamudo Cafe (8 de Octubre, 2543), que tem jazz e tango.

. Até mesmo o ícone máximo do ritmo, Carlos Gardel, teria nascido no Uruguai. Para aproveitar o melhor da cidade, não deixe de circular pela Plaza Independência e pelas ruelas da Ciudad Vieja. No almoço, não precisa fugir do óbvio: a parrillada do Mercado del Puerto vale mesmo a pena. No jantar, uma refeição sem retoques pode ser feita no Arcadia, na Plaza Vitoria.

Dia 4 e 5 Montevidéu/Florida (San Pedro Timote) – 150 km
Aluguel de carro Montevidéu/Florida (San Pedro Timote) – 150 km
Sabe um lugar onde você pode se esconder para esquecer de todas as preocupações? Você com certeza já deve ter se deparado com vários assim em suas viagens pelo mundo. Pois acrescente à sua lista San Pedro Timote, uma estância localizada 150 km ao norte de Montevidéu discretíssima e cheia de charme. A estrada que leva à estância já entrega o clima, com campos verdes e intermináveis. No histórico hotel-fazenda (www.sanpedrodetimote.com), herança dos jesuítas do século 18, dá para viver alguns dias o modo de vida gaúcho. Aproveite para curtir as excelentes carnes e vinhos uruguaios e para fazer passeios a cavalo.

Dia 6 Florida/Montevidéu/Buenos Aires – 330 km
Aluguel de carro Florida/Montevidéu/Buenos Aires – 330 km
A viagem de volta à Buenos Aires tem uma distância agradável – são 150 km até a capital uruguaia e mais cerca de 180 para Buenos Aires, incluindo a travessia de balsa. O gostoso é voltar devagar, parando em Montevidéu para o almoço – que tal provar o Azzurro, dentro do hotel-boutique Cala di Volpe? – e para fazer algumas compras – afinal, o Uruguai é um dos melhores produtores de lã do mundo. À tarde, siga de volta a Buenos Aires. Dá tempo até de tomar um café em Colonia del Sacramento antes da travessia do Rio da Prata.



As melhores locadoras, carros de luxo, transfers e motoristas à sua disposição na Mobility.
Alugue agora o carro que mais combina com essa viagem no site www.mobility.com.br!
Deixe um comentário: