08 abril 2018

Roteiro | Norte da Itália

Roma, Florença e Milão, três das mais importantes cidades italianas, estão neste roteiro. Mas, por incrível que pareça você encontrará todas as atrações fora dos nomes mais conhecidos.

Roma, Florença e Milão, três das mais importantes cidades italianas, estão neste roteiro. Mas, por incrível que pareça você encontrará todas as atrações fora dos nomes mais conhecidos. De carro pela Umbria, Toscana, Emilia-Romagna e Lombardia, é possível conhecer uma Itália de cinema, de campos bucólicos e castelos medievais. Prepare-se para encontrar excelentes restaurantes, vinhos inesquecíveis e paisagens de sonho. Você pode alugar seu carro em poucos minutos para esse roteiro acessando a Mobility!

Dia 1 Roma / Perugia / Assis – 255 km
Roma, a cidade eterna, vale uma viagem inteira só para si. Mas essa não é sua intenção nesse roteiro. Portanto, mesmo de coração partido, pegue a estrada rumo ao norte, para a Umbria e a Toscana, margeando o Rio Tibre. Esse é um dos poucos trechos da viagem no qual você andará exclusivamente por auto-estrada, pois é possível fazer o mesmo roteiro usando estradas secundárias, mais bonitas e com atrações interioranas de marcar uma vida. A primeira parada pode ser num restaurante à beira do Lago Trasimero, região de importância histórica para a civilização romana. Depois, Perugia. Capital da região de Umbria, Perugia tem um belíssimo centro histórico, em torno do Corso Vanucci. É lá que fica Fontana Maggiore, do século 13. Também vale a pena ver a Igreja San Domenico, erguida entre 1305 e 1632, e o majestoso Palazzo dei Priori, todo cercado de muralhas. O dia termina em Assis, a cidade de São Francisco, aqui enterrado. A Basílica

Basílica de Assis
A construção da Basílica de Assis começou dois anos depois da morte de Francisco Bernardone (1186-1226), o rapaz rico que fundou uma ordem religiosa e virou São Francisco de Assis. Alguns dos artistas mais importantes da época e das sete décadas seguintes participaram da criação da igreja, entre eles Giotto, Pietro Lorenzetti (autor da Descida da Cruz, uma das obras mais impressionantes da igreja), Jacobo Torritti e Simone Martini. Um terremoto em 1997 danificou boa parte da igreja, mas ela foi restaurada com sucesso.

domina a paisagem. Cidade medieval, com menos de 30 mil habitantes, Assis tem ótimos restaurantes e hotéis nem tanto, mas adequados para apenas uma noite.

Em 2013 você poderá participar da Festa de São Francisco de Assis à partir de 02 de outubro à dia 04 deste ano. A Celebração nacional em honra de São Francisco, padroeiro da Itália, você pode saber acessando o site do Festival.

Cerimônias cívicas presidida por um representante do Governo italiano e as mais altas autoridades regionais, provinciais e municipais da região que, de acordo com uma sequência pré-estabelecida, representa toda a Itália ao oferecer querozene para abastecer a lâmpada votivadas cidades da Itália que queima diante do túmulo de São Francisco

Nossa sugestão de aluguel de carro para celebração da Festa de São Francisco de Assis: Opel Astra Station Wagon (ou similar): USD 418,00 (km livre, protecoes sem franquia, taxas e impostos) – reserve agora acessando a mobility!

Dia 2 Assis / Arezzo / Siena – 185 km
Chegar à Toscana por Arezzo é entrar com chave de ouro. Mesmo: uma das cidades mais ricas da região, Arezzo é famosa pelo talento de seus artistas e, principalmente, dos ouvires e joalheiros. Não só: cercada por quatro vales, com preservadas construções medievais, ela fica no centro de uma área repleta de boas villas para alugar. De Arezzo a Siena, o caminho é curto, mas dá vontade de fazê-lo ao longo de um dia inteiro, apenas para curtir a paisagem de filme, com campos verdinhos, ciprestes, vinhedos, vales e casarões e villas de pedra. Siena é a segunda cidade mais importante da Toscana (e foi a principal entre os séculos 13 e 16, quando a peste a atingiu e Florença ganhou poderio). Palco do Palio

O Palio de Siena
A Festa do Palio de Siena, uma tradição medieval mantida na cidade e que atrai milhares de visitantes, acontece duas vezes por ano, em 2 de julho e em 16 de agosto. Sua função é a mesma desde o século 13: trata-se de uma competição (a cavalo) entre os 17 vilarejos originais da cidade, chamados de contradas, cercados por muro. Cada vilarejo tem um inimigo e alguns aliados. No dia do Palio, somente 10 participam (os melhores do ano anterior mais alguns sorteados) e levam para a Piazza del Campo seus melhores cavalos e jóqueis (que normalmente nem são de Siena, e sim contratados para o evento). Empunhando bandeiras, eles correm sem sela, dando três voltas na praça, e podem ser desonestos, inclusive derrubando inimigos. A cidade lota: sieneses que vivem em outras partes do mundo voltam à cidade na época só para participar da competição. Ainda bem que, fora do Palio, ninguém é inimigo de ninguém dentro de Siena – a rival é Florença!

, maior festa da Toscana e uma das mais tradicionais de toda a Itália, Siena é tradicional e extremamente bem preservada – parece que quase nada mudou, pelo menos nas fachadas, nos últimos 800 anos. Dê uma parada na Piazza del Campo e olhe ao redor para sentir a mesma coisa. Veja também o gótico Palazzo Publico e o Battistero di San Giovanni. Cercada pelo vale de Chianti, onde é fabricado o famosíssimo vinho e também excelentes azeites, Siena é um ótimo centro gastronômico

Comida toscana
Mundialmente famosos, os vinhos do vale deChianti acompanham os pratos rústicos que fazem a mesa da Toscana. Com uso de muitas ervas e azeite, privilegia as carnes. Entre os pratos típicos estão a ribollita, uma sopa com feijão branco, legumes e ervas aromáticas, o arrosto misto, um assado de carnes, e o arista (lombo de porco recheado). Nos embutidos, a tradição é o tonno di Chianti, um preparado de porco que tem aparência de atum, daí seu nome. Também são famosos os queijos da região, sobretudo o pecorino, feito com leite de cabra. Em Siena, vale a pena conhecer a família Osteria le Logge (Via del Porrione, 33) ou o elegante Villa Scacciapensieri (Strada Scacciapensieri, 10).

.

Em 2013 você pode ir a Festa de São Franciso de Assis em Assis, Itália à partir do sia 02 de outubro até o dia 4.desse ano. A Festa de São Francisco de Assis é uma Celebração nacional em honra de São Francisco, padroeiro da Itália – Os serviços religiosos na Basílica de San Francesco e da Basílica de Santa Maria degli Angeli.

Cerimônias cívicas presidida por um representante do Governo italiano e as mais altas autoridades regionais, provinciais e municipais da região que, de acordo com uma sequência pré-estabelecida, representa toda a Itália ao oferecer querozene para abastecer a lâmpada votiva das cidades da Itália que queima diante do túmulo de São Francisco.

Dia 3 Siena / Monteriggioni / San Gimignano / Florença – 80 km
Entre as duas maiores cidades da Toscana, vale a pena sair um pouco da rota para conhecer pequenas pérolas. Monteriggioni, minúscula, parece um cenário de filme. É o local ideal para fazer agriturismo

Agriturismo
Agriturismo é um tipo de hospedagem muito comum no interior da Itália, sobretudo na Toscana. Trata-se, simplesmente, da hospedagem em fazendas, com direito a participar do cotidiano da propriedade, geralmente sediada por uma casa ou villa antiga de pedra – daquelas com cara de filme mesmo. Em Montereggioni, a fazenda Antico Oliveto produz vinho, azeite de oliva, milho, cereais e faz colheita de cogumelos. Possui cinco quartos para hóspedes. Veja mais emwww.anticouliveto.it

se você quiser passar mais dias por aqui. San Gimignano é uma cidade também pra lá de especial: construída sobre um monte, ela conta com uma série de torres construídas entre os séculos 11 e 13 – verdadeiros arranha-céus da Idade Média. Aqui se produz um outro tipo de vinho típico da região, o Vernaccia di San Gimignano. Mas, se você é fã de vinhos, deve desviar um pouco a rota e conhecer, ao sul de Siena, Montalcino, terra do Brunello di Montalcino

Montalcino
Montalcino é uma das cidades mais sofisticadas da Toscana. Na aparência, ela é parecida com as vizinhas: construções medievais, ruas sinuosas, um castelo no horizonte e vales verdes. Mas a quantidade de lojas de grife caríssimas e os bares e restaurantes chiques entregam: aqui circula muito dinheiro. Tudo graças ao vinho Brunello di Montalcino, desenvolvido na cidade e hoje considerado um dos melhores (e mais caros, diga-se) do mundo. Vale a pena visitar o Castello Banfi, sede de uma imensa vinícola, para entender melhor essa evolução.

. No fim da tarde, chegue a Florença e aproveite para ver o pôr-do-sol da Ponte Vecchio, um dos mais conhecidos cartões-postais do mundo.

Dia 4 Florença / Vinci / Pisa / Lucca – 125 km
É difícil deixar Florença sem querer visitar seus incontáveis museus

Museus de Florença
A cidade-berço do Renascimento pode ser conhecida em dois níveis: o exterior, da Ponte Vecchio e das belas ruas e praças – como a Piazza della Signoria, cheia de esculturas; e o interior, dos inúmeros museus e galerias. A mais conhecida é a Galeria Uffizi, que tem, entre outros tesouros, a Primavera, de Botticelli, a Adoração dos Magos, de Leonardo da Vinci, e o Tondo Doni, de Michelangelo. Na Galleria dell´Accademia está a obra mais conhecida de Michelangelo, o Davi, além do Perseu, de Cellini e muitas outras. Em Florença há ainda outros museus como o Pallazzo Vecchio e o Bargello, igualmente cheios de obra do renascimento.

, mas a proposta dessa viagem é visitar o interior, portanto… Pé na estrada! A primeira parada é Vinci. Como o nome já diz, é a cidade natal de Leonardo (1452-1519), com um imponente castelo medieval a dominar a paisagem – nele fica o museu dedicado a seu cidadão mais ilustre, com modelos das máquinas imaginadas por Da Vinci. Siga depois para Pisa, a cidade famosa por sua torre inclinada. Construída entre 1173 e 1350, quando a cidade era muito poderosa, a Torre de Pisa tem oito andares e sua inclinação atual é de cinco metros. Termine o dia em Lucca, famosa por seu anfiteatro romano do século I. A região também é excelente para fazer agriturismo.

Dia 5 Lucca / Florença / Bolonha / Pádua / Verona – 360 km
Este será um dia com um pouco mais de estrada do que você se acostumou, mas as belas pistas italianas e as atrações pelo caminho não deixarão que você sinta a viagem. Você sairá da Toscana e entrará na região de Emilia-Romagna. Vale a pena parar para almoçar em Bolonha, considerada a capital mundial das carnes embutidas (cada lojinha tem uma infinidade de frios) e lugar de pratos calóricos e fabulosos. Em Bolonha fica a mais antiga universidade italiana, construída no século 11. Ao sair para o norte, você terá de tomar uma difícil decisão em Pádua (cidade com maravilhosos trabalhos de Giotto): virar à direita e ir para Veneza ou para a esquerda e seguir para Verona. Como esse roteiro é de uma viagem para ser feita de carro, deixe Veneza para outra ocasião (carros nem entram na cidade dos canais, que só pode ser explorada de barco ou a pé). Termine o dia em Verona, a romântica cidade de Romeu e Julieta. Embora fictícia, a história de amor contada por Shakespeare é tão vívida em Verona que até o balcão de onde Julieta via seu amado por ser visitado.

Dia 6 Verona / Lago Garda / Verona – 160 km
Verona não é “apenas” a cidade de Romeu e Julieta e toda a evocação romântica que isso pode trazer. Nela fica o Anfiteatro Arena, concluído em 30 d.C. para lutas de gladiadores e em atividade até hoje – aqui se realiza um importante festival de ópera no verão. Vale a pena também visitar o Castelvecchio, que abriga uma importante galeria de arte. De Verona, o passeio mais especial é o do Lago Garda, maior centro de veraneio do norte da Itália, cercado por belas cidades, como Sirmione. É possível fazer um cruzeiro para visitar as ilhas e cidades vizinhas. Volte para Verona à noite.

Em 2013 na cidade de Julieta, o Festival de Opera chamada Arena di Verona, nos dias 31 de Agosto, 4 e 7 de setembro relembrarão a trágica e memorável história de Romeu e Julieta através de uma Opera em 5 atos de Charles Gounod, que foi apresentado pela primeira na cidade de Paris em 27 de abril de 1867 no Théâtre Lyrique. O ticket pode ser adquirido à partir de EUR 23,00.

A trágica história de Romeu e Julieta, há mais de 400 anos, mexe com a emoção do público que entra em contato com essa belíssima narrativa que ressalta o amor, a imcompreensão, o preconceito cego e a perca de vidas de jovens batalhando para ficar juntos. A obra inspirou pelo menos 24 óperas, sem contar os variados filmes que foram gravadas baseadas na tragédia de Shakespeare.

Dia 7 Verona / Brescia / Milão – 180 km
Momento difícil: último dia de Itália. Mas ainda há muito que fazer. Primeiro, é hora de deixar a região de Emilia-Romagna e entrar na Lombardia. Brescia pode ser uma ótima parada: localizada no pé de uma montanha, é uma cidade com conservadas ruínas romanas, castelo e ponto de partida para passeios na neve (durante o inverno). Depois, faça uma parada em Cassinetta di Lugagnano para conhecer a Antica Osteria del Ponte, um dos restaurantes mais premiados da Itália – tem duas estrelas do Guide Michelin, mais importante referência gastronômica da Europa. Depois, é só chegar em Milão, capital da moda, do design e de tudo que há de moderno na Itália. E despedir-se como manda a tradição italiana: com uma bela refeição. Se sobrarem muitos euros, vá para o Aimo e Nadia (Via Montecuccoli, 6). Uma excelente refeição, mas bem mais econômica, pode ser feita no El Cordobes (Via Lamarmora, 36), um típico milanês apesar do nome.

 

As melhores locadoras, carros de luxo, transfers e motoristas à sua disposição na Mobility.
Alugue agora o carro que mais combina com essa viagem no site www.mobility.com.br!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A MOBILITY TURISMO SA utiliza cookies para facilitar o uso e melhor adaptar as Páginas aos seus interesses e necessidades, bem como para compilarmos informações sobre a utilização de nossos sites e serviços, auxiliando a melhorar suas estruturas e seus conteúdos. Os cookies também podem ser utilizados para acelerar suas atividades e experiências futuras nas Páginas.
Abrir Whatsapp
Precisa de Ajuda? Fale com um expert!
Fale agora com um dos nossos consultores.