Blog Mobility todas
DICAS E ROTEIROS Dicas Motorhome

09 de February de 2018

Aluguel de motorhome vale a pena?

Poder conhecer vários lugares sem se preocupar com reserva de hotel, horário de check in e check out pode significar, pra muita gente, liberdade absoluta. 

Alugar um motorhome é garantia de aventuras e muita história pra contar. você leva sua “casa nas costas” e assim não há mais a preocupação em perder tempo ligando para hotéis, reservando quartos, e o tempo da viagem também fica mais flexível: você pode ficar quantos dias quiser no local que escolher.

É importante saber que, ao contrário do que muitos pensam, motorhome não é um trailer – o trailer precisa de um engate no carro. Motorhome = Motorcasa. Sim, você terá durante a viagem uma casa móvel com quarto, banheiro, cozinha etc. Além disso, não precisa ficar no carro dirigindo sozinho enquanto todo mundo curte o conforto de uma casa sobre rodas, porque a cabine do motorista é incorporada ao motorhome.

Veja as dicas e cuidados na hora de alugar um:

Chuveiro

Caso você alugue um campervan (a maioria é sem chuveiro incluso) será preciso contar com apoio de um camping para tomar banho, porém, a vantagem dos campings é que não é necessário fazer reservas. Já com o motorhome você pode acampar em qualquer parada de caminhão sem problemas.

Malas

Outra vantagem do motorhome é que você não precisará arrumar e desarrumar suas malas entre uma viagem e outra – poderá acoplar toda a sua bagagem em um compartimento no veículo e viajar sem ter muito trabalho, o que dá mais tempo para  curtir a viagem. Para quem está com crianças, é uma baita vantagem.

Conforto

Normalmente, o motorhome tem em média 6m de comprimento por 2.40m de largura e 3m de altura. É um espaço pequeno, mas planejado para ser muito confortável – vale lembrar que ele será usado somente para comer e dormir, porque durante o restante do tempo você vai aproveitar para conhecer os locais escolhidos e pontos turísticos das cidades.

Alimentação

Uma das grandes vantagens do mortorhome também é a facilidade de alimentação. Cozinhar sua própria comida é mais saudável e infinitamente mais barato do que comer em restaurantes. E também é possível se aventurar nas feiras e mercados locais para abastecer sua despensa antes de colocar o pé na estrada.

Preço

Os valores de aluguel variam muito entre alta e baixa temporada. A diária do veículo na Alemanha, por exemplo, varia entre 60 euros no inverno e 120 euros no verão. A comparação de custos que você deve fazer é: (aluguel do motorhome + custos de cozinhar no veículo) X (custo do hotel + custo do aluguel de carro de passeio + custo de restaurante).

Lembre-se de incluir nesses custos as taxas extras de estacionamento e tarifas maiores de pedágio. Talvez também seja preciso usar taxi ou transporte público para deslocamentos curtos nas cidades, mas ainda assim – pode acreditar – a conta fecha.

A dica principal para decidir pelo aluguel de um motorhome é pensar primeiro se você prefere uma viagem mais “aventureira”, sem muito conforto, mas aproveitando mais os passeios, com qualidade nas refeições, economizando mais de forma geral e com uma flexibilidade maior de tempo. Se a resposta for sim, prepare-se para grandes aventuras e boa viagem!
Deixe um comentário: